Quem está considerando uma recolocação profissional pode começar atualizando seu currículo. Mas você sabia que já existe uma “rede social” somente para empresas e profissionais. E além disso, que ela permite publicar seu “currículo” de forma de um perfil centralizado e público, para que seja visto por milhares de empresas. Já falei que isso tudo é de graça? Nesse artigo você vai aprender dicas e segredos para criar um perfil campeão no Linkedin e se destacar dentre os demais.

A revista Época já publicou um artigo sobre como mehorar o seu perfil no Linkedin, onde descrevem ponts muito importantes, baseados em pesquisas e dados reais do Linkedin::

Pequenos detalhes podem fazer diferença, principalmente quando se está em busca de um emprego novo. O modo de descrição de um cargo, como apresenta resultados ou faz projeções de si mesmo no futuro, sem ser arrogante ou tímido demais. Esses e outros fatores são alguns dos primeiros pontos analisados pelos recrutadores ao olharem um perfil profissional no LinkedIn. Há várias formas de escrever um perfil que chame atenção, mas algumas regras são básicas. Só o fato de ter uma foto aumenta em nove vezes a chance dele ser visualizado por alguém. Incluir a instituição onde você estudou, por exemplo, pode aumentar em até 17 vezes a mensagem de recrutadores e ajudar que ex-colegas encontrem você com mais facilidade. Quer saber outras dicas? Conversamos com Lais Orrico, gerente de Soluções de Marketing do LinkedIn para a América Latina, para saber o que faz um perfil ser considerado bom na rede. Spoiler: não é necessariamente ter muita experiência na carreira.

Um bom perfil depende de ter muita experiência profissional – sim ou não?

O LinkedIn costuma indicar perfis que considera bem construídos, com a indicação de “campeão“. Mas o que faz um bom perfil? Muita experiência, recomendações ou indicações? “Um perfil campeão é construído com as informações que você fornece nos diversos campos que existem”, diz Laís Orrico. “Claro que, quanto maior sua experiência, mais informações você terá para fornecer ao LinkedIn, mas o que importa é preencher os campos da forma mais transparente possível”. Para quem não tem tanta experiência, a dica é falar sobre projetos dos quais participou na faculdade, trabalhos voluntários, cursos extracurriculares ou de idiomas.

Fonte: Época

Resumi aqui os pontos mais importantes a serem observados, segundo o artigo:

  1. Foto – melhora muito as chances do seu perfil ser notado;
  2. Descrição do cargo – atualize com frequencia para que saibm exatamente sua função profissional atual
  3. indústria de atuação – informe onde exatamente você trabalha para facilitar que as pessoas te encontrem
  4. Se você é autonomo/freelancer, indique sua profissão (Médico, Secretária, Analista Financeiro)
  5. Faça um bom resumo – “O ideal é que você seja, acima de tudo, sincero e transparente na hora de descrever um bom resumo. Isso já tira um pouco do estigma de ser chato ou arrogante” (Lais Orrico)
  6. Projetos e resultados – é recomendável falar dos resultados alcançados dentro dos projetos e mostrar como suas habilidades ajudaram nessas conquistas
  7. Competências – selecione pelo menos cinco opções dentre as que o LinkedIn oferece, combinando entre técnicas e gerais
  8. Recomendações – peça recomendações de habilidades específicas para seus colegas, clientes e ex-chefes com quem tenha trabalhado, elas endossam os argumentos que você está apontando
  9. Idiomas – Informe os idiomas nos quais você tem algum conhecimento e traduza seu perfil naqueles que você é fluente.
  10. Escreva artigos – crie conteúdo relavantes para o seu ramos de trabalho a partir de assuntos que você tenha mais familiaridade

Como criar um Perfil Campeão no Linkedin – Dicas internas

O programa FIAP Cafe (FIAPX) entrevistou Luis Mendonça, o Gerente de Relacionamento da própria Linkedin, e descobriu algumas dicas internas essenciais. Confira no vídeo abaixo, ou leia o resumo logo a seguir.

Leia abaixo uma transcrição livre do que entendi da entrevista:

Qual a importância de marcar presença também no Linkedin?

É muito importante construir uma identidade profissional na internet. mesmo que seja no início da sua carreira. No Linkedin você consegue destacar suas experiências e habilidades para alavancar sua carreira profissional.

Como preencher o perfil sem ter muita experiência?

O mais importante é destacar as participações que você já esteve presente, por exemplo:

  • Ações Sociais (Voluntariado)
  • Participações em grupos de interesse
  • Cursos e Intercâmbios
  • Empresas Júnior
  • Estágios
  • Empregos anteriores

Como criar um Perfil campeão no LinkedinPorque eu também devo cliar um perfil no linkedin? Qual é a vantagem?

O Linkedin é uma rede profissional. Nas redes socias o foco é passar tempo compartilhando aspectos da sua vida pessoal, no Linkedin o que conta é a forma como você encara sua carreira, trabalho e vida profissional. Numa rede profissional você investe tempo no desenvolvimento de relacionamentos que

Como começar bem o meu perfil?

Comece pela foto, apresente-se na foto do perfil como se estivesse indo para uma entrevista de emprego.

Quem eu devo manter nas minhas conexões?

Não é necessário aceitar todas as conexões, da mesma forma que nem todos aceitarão os seus pedidos. Foque nas conexões reais, colegas de escola, faculdade e trabalho, familiares e amigos reais. Em suma, pessoas que você realmente conheça ouque podem alavancar augum aspecto da sua carreira profissional.

Que tipo de conteúdo é melhor compartilhar no Linkedin?

Conteúdos que possam agregar valor à sua carreira e às de outros na rede.

Como saber se uma empresa é boa para eu me divulgar?

As empresas geralmente tem uma Página no Linkdein. Investigue esta páginas para entender a empresa, como ela funciona e sua cultura interna. Assim ficará mais fácil perceber se ela se encaixa nos seus objetivos profissionais.

Dicas poderosas sobre o LinkedIn

A Life Coach Camila Donati também fez uma série de vídeos muito didática e completa sobre o assunto. Veja abaixo essas dicas práticas e realmente poderosas para turbinar o seu perfil no Linkedin.

  1. Como escolher o NOME certo para seu perfil no LinkedIn?
  2. Qual a melhor foto para usar no LinkedIn? Como escolher essa foto?
  3. Como escrever um Título MATADOR em seu LinkedIn?
  4. Como não perder oportunidades no LinkedIn por Localização e Setor?
  5. Turbine seu perfil no LinkedIn com campos pouco utilizados
  6. RESUMO no Linkedin: 7 opções; 3 dicas; 5 pontos importantes!
  7. Veja 18 formas de provar que você é “diferentão” no LinkedIn!
  8. Experiências Profissionais no LinkedIn: Conte sua história e fuja do modelo de CV.
  9. Suas competências Técnicas BEM RESSALTADAS no LinkedIn

Pra resumir: 13 dicas de marketing pessoal

O blog Marketing de Conteúdo também listou essas 13 dias incíveis para ter um perfil campeão no Linkedin, segue:

  1. Mantenha seu perfil atualizado
  2. Utilize uma boa foto de perfil
  3. Escolha uma boa imagem de capa
  4. Capriche no resumo
  5. Defina seu título profissional
  6. Capriche na sua experiência profissional
  7. Personalize a url do seu perfil
  8. Solicite recomendações
  9. Liste suas habilidades
  10. Siga empresas e faça parte de grupos
  11. Customize os convites para novas conexões
  12. Não cometa erros de português
  13. Não minta

Se precisar de ajuda para executar alguma dessas ações, leia o post completo sobre perfil no Linkedin para entender melhor cada uma dessas dicas.

Perfil no LinkedinVocê sabia?

Uma foto de perfil pode aumentar em nove vezes a possibilidade de visualização dele dentro da rede.

Existe um site onde você pode pedir para as pessoas votarem na sua foto profissional, avaliando os seguintes critérios: Competent (inteligente, capaz), Likable (amigável, gentil) e Influential (liderança, no comando). O cadastro e o teste básico (voluntário) são gratuitos. » photofeeler.com

No Linkedin é possível avaliar a pontuação do seu perfil e descobrir os pontos onde pode melhorar. » linkedin.com/sales/ssi


Gostou deste artigo? Escreva suas dúvidas e experiências nos comentários abaixo. Compartilhe com as pessoas que voc6e acredita que podem se beneficiar desta informação. E continue aprendendo lendo outros artigos do nosso blog.

Continue Aprendendo...

Responder