Ciência da Computação

O profissional de ciência da computação pode ser considerado o “clínico geral” do computador, shop pois ele tem o conhecimento geral da máquina. Ele analisa as necessidades dos usuários, gerencia equipes de criação e instala sistemas de computação, etc. São capacitados para desenvolver softwares simples como os mais complexos. Prestam assistência aos usuários. Também lida com internet, modelagem e implantação de bancos de dados, criação em computação gráfica, desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial e arquitetura e gerenciamento de redes. Ele precisa ter capacidade de analisar e solucionar problemas, raciocínio lógico, gosto pela tecnologia e boa matemática.

 Esse profissional desenvolver programas e novas tecnologias para que computadores funcionem e possam tornar mais ágil o dia-a-dia de indústrias e empresas, esta é a tarefa deste profissional.

Estes profissionais são os responsáveis por desenvolver soluções na área da computação e informática, ficando atentos ao surgimento de tecnologias novas e produtos. Criam e desenvolvem soluções na área de hardware, ou seja, máquina e equipamentos – também participam da criação de software, isto é, programas e serviços na área da tecnologia. Este profissional pode atuar tanto no desenvolvimento de programas quanto de computadores. Por isso, não basta ficar horas na frente do computador, é necessária muita dedicação e persistência.

Qual a diferença entre ciência da computação, engenharia da computação e sistemas de informação? 

Para planejar e construir computadores, criar sistemas que integram hardware e software e produzir máquinas e equipamentos, o curso de Engenharia da Computação é o ideal. Já a Ciência da Computação prepara o profissional para desenvolver softwares. Ele analisa as necessidades dos usuários, desenvolve programas e aplicativos e gerencia equipes. Sistemas de Informação forma o especialista em organização, armazenamento e recuperação de dados.

Ciência da computação

 

Rolar para cima