Engenheiro Civil

Engenheiro civil é o profissional que se dedica à projetar construções civis e públicas, adiposity pontes, barragens, estádios, rodovias, grandes edifícios entre outros.

A Engenharia Civil é o ramo da engenharia que reúne os conhecimentos e técnicas aplicadas à construção de pontes, estradas, túneis, portos, metrôs, usinas de geração de energia, aeroportos, casas e edifícios. Entre as principais atribuições do Engenheiro Civil estão a escolha do local mais apropriado para construção, examina solo e subsolo, acompanha todas as etapas de uma construção, prepara plantas e especificações da obra, verifica a qualidade das edificações e a restauração dos estragos causados pelas ações do tempo.

Para desenvolver-se na profissão, o profissional que almeja tornar-se um engenheiro civil deverá formar-se primeiramente em um curso de graduação superior de Engenharia Civil com duração média de cinco anos. Atualmente as empresas em geral exigem o domínio da língua inglesa e em informática, sendo imprescindível qualificação técnica de qualidade, conhecimentos gerais, e como é de praxe em todas as profissões, a atualização constante na área, através de cursos, palestras, jornais revistas e livros especializados. Quanto à grade curricular podemos destacar que a mesma modifica-se sensivelmente de acordo com a escola que se cursa, salientando-se que, todas mantém as matérias básicas e importantes de formação, porém algumas incluem em seu programa matérias também relacionadas com ciências humanas e trabalhos multidisciplinares. Outro ponto importante que conta muito também na escolha da instituição onde se vai estudar, é sem dúvida o nível dos laboratórios e aulas práticas, que contarão muito para a ambientalização e aprendizado do futuro engenheiro.

O engenheiro civil desenvolve atividades relacionadas com: análise e localização de terrenos, análise do solo e hídrica, determina o projeto de construção e cronograma, estudo de materiais, inclusive reutilização e custos, determinar o uso de equipamentos, e veículos, avaliar através de cálculos a resistência do material empregado, condições climáticas da região, normas e medidas de segurança em relação à vida em geral, ao meio ambiente e ao solo utilizado.

Especializações  

Após a formação, o engenheiro civil pode fazer cursos de especialização em: Hidráulica, Saneamento, Estruturas e Fundações, Infraestrutura (portos, rodovias, aeroportos), entre outros.

 

Rolar para cima