Pedagogia

O pedagogo ( que é como se chama o profissional que faz pedagogia) é o profissional responsável pela educação. Sua função é produzir e transmitir conhecimentos na área educacional. É capaz de atuar em diversas áreas da educação e compreender os fenômenos culturais, clinic sociais e psíquicos que ocorrem no meio escolar.

A história da educação e da formação de profissionais habilitados para ensinar, seek no Brasil, começou com os jesuítas, ordem religiosa que veio juntamente com os colonizadores na tentativa de catequizar os índios. Em 1759, os jesuítas foram expulsos do território brasileiro, na época eles mantinham 36 missões, 17 colégios e seminários, além de inúmeras escolas de primeiras letras. Depois da saída da Cia de Jesus, a educação ficou durante quase um século estagnada. Só então no Império foram fundadas as primeiras escolas de formação de professores. Em 1934, Anísio Teixeira fundou o primeiro curso de nível superior para professores e o Instituto da Educação, no Rio de Janeiro, então capital do Império. A maior contribuição brasileira à pedagogia internacional foi a criação de um sistema de alfabetização de adultos aplicado no Rio Grande do Norte, em Sergipe e em Pernambuco, por Paulo Freire em 1950.

Onde posso atuar se fizer o curso de pedagogia?

Poderá atuar em diversas funções como:

Auxiliar de Classe: Professor de Pedagogia: Auxiliar Pedagógico: Assistente Pedagógico:  Pedagogo: Educador Social: Professor de Educação Infantil: Professor de Educação Especial: Professor de Ensino Fundamental: Professor: Professor de Ensino a Distância: Coordenador Pedagógico Consultor Pedagógico: Analista Pedagógico: Supervisor Pedagógico: Diretor Pedagógico: Assistente de Treinamento e Desenvolvimento: Consultor de Treinamento e Desenvolvimento: Analista de Treinamento e Desenvolvimento: Supervisor de Treinamento e Desenvolvimento: Consultor de Recursos Humanos: Especialista em Treinamento e Desenvolvimento: Gerente de Treinamento e Desenvolvimento:, etc

 

Empresas como Editoras também contratam profissionais com mais experiência para coordenar ou acompanhar a edição e a publicação de suas obras didáticas e paradidáticas. Na área da Saúde, a rede hospitalar, onde é obrigatória a existência de brinquedotecas, é outro campo para pedagogos. Os profissionais são contratados para desenvolver atividades que proporcionem o bem-estar de crianças doentes e contribuir para a evolução do ensino. Como os pedagogos não possuem piso nacional, o salário varia dependendo da região ou da escola em que trabalha.

Pedagogia
Pedagogia
Rolar para cima