SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Embora vários cursos diferentes possam formar profissionais capazes de escrever Programas de Computador (Ciência da Computação, illness Engenharia da Computação, Licenciatura em Computação, etc…), o profissional formado em Sistemas de Informação é também capacitado em diversas habilidades complementares.

Por isso, para quem tem interesse em desenvolver programas, sejam eles: jogos, sistemas empresariais ou então sites para Internet; o curso de Sistemas de Informação é também bastante indicado.

Como existe essa certa confusão sobre a área de atuação de cada carreira, o MEC criou algumas definições básicas:

 
  • Sistemas de Informação: Forma Programadores, profissionais especializados no desenvolvimento e manutenção de sistemas de computador.
  • Ciência da Computação: Forma Bacharéis em Ciência da Computação, além de programar, eles também estudam a questão Matemática dentro da computação.
  • Engenharia da Computação: Forma Engenheiros da Computação, além de estudar software, também se dedicam a eletrônica e desenvolvimento de máquinas (hardware)

O que faz um profissional de Sistemas de informação?

Este bacharel administra o fluxo de informações que circulam por redes de computadores dentro e fora de uma organização. Ele desenvolve o processamento, os sistemas de armazenamento e de recuperação de dados e disponibiliza esse material para usuários de redes, criando, adaptando e instalando programas para facilitar e organizar a consulta. Monta e gerencia banco de dados e desenha páginas de sites, funcionais e elegantes – tarefa que exige versatilidade e criatividade. Pode atuar em qualquer tipo de empresa de quase todos os setores, de bancos e organizações de saúde a empresas públicas e de comércio eletrônico. Conhecer inglês é mais do que essencial. É possível ingressar na carreira como tecnólogo. Há uma grande variedade de cursos superiores de tecnologia nessa área. E vários deles, apesar de apresentar grades curriculares muito semelhantes, enfatizam determinados segmentos de atuação, como banco de dados ou internet.

A base do curso de sistemas de informação vai ser o estudo das Linguagens de Programação e também das teorias por trás das mesmas.

O curso vai exigir muito raciocínio lógico, criatividade e capacidade de adaptação do aluno, pois constantemente seu talento como programador vai ser testado através de trabalhos práticos.

Gostar de ler, ser autodidata (pessoas que conseguem aprender sozinhos, sem professor) e gostar de novidades também são características que vão ajudar bastante, pois na área de programação e sistemas de informação estão sempre surgindo novidades.

Além de estudar as principais linguagens de programação (C++, Java, PHP, Ruby, Python, etc…), o aluno também estudará assuntos relacionados a Redes, Bancos de Dados (em especial SQL), Orientação a Objeto e Inteligência Artificial.

O curso de Sistemas de Informação dura em média 4 anos. No último ano, especialmente nas Universidades Federais, é necessário que o aluno produza um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Rolar para cima